A oferta de alimentos cresce a cada dia e com ela vem rótulos cada vez mais criativos, promissores, “milagrosos” e na maioria das vezes confusos. Entramos em uma supermercado e somos quase que bombardeados com rótulos do tipo glúten free, lactose free, termogênico, vegano, sem colesterol, sem adição de açúcar, e a lista vai longe. Nesse cenário, criar o hábito de ler os rótulo é super importante quando se busca mais saúde, por isso separamos algumas dicas para vocês:
1- PRIMEIRO INGREDIENTE DO ROTULO:
O primeiro ingrediente a aparecer é o que está em maior quantidade! Atente-se a ele.
2- QUANTIDADE DE INGREDIENTES:
Se a lista de ingredientes tem muitos itens e/ou muitos deles você não faz ideia do que sejam, não arrisque! Procure uma outra opção com menor quantidade de ingredientes, e que saiba o que está comendo.
3- AÇUCAR:
Muitas vezes o nome açúcar estará escrito de diferentes formas, algumas delas são: xarope de glicose, açúcar invertido, maltodextrina, mel, melado, maltose, dextrose, sacarose, frutose, xarope de malte, entre outros.
4- GLUTEN FREE:
Ser glúten free não quer dizer que é saudável! Apesar de muitos alimentos não conterem glúten, são ricos em farinhas refinadas, açúcares e adoçantes artificiais. Por isso fique sempre atento.
5- CARBOIDRATO LIQUIDO:
Sabe o que é carboidrato líquido e como calculá-lo? O carboidrato líquido é a quantidade de carboidrato que será quebrada, irá para a corrente sanguínea compondo a nossa glicemia. Seu cálculo se dá a partir da diferença entre os carboidratos totais e quantidade de fibras. Portanto, optar por produtos com maiores quantidades de fibras é extremamente importante para o equilíbrio da glicemia, peso e saúde.